Maturidade Digital – Entenda como funciona e como é importante para sua empresa

A maturidade digital está diretamente ligada a três fatores: flexibilidade, lucratividade e otimização. Descubra como você pode implementar hoje mesmo em sua empresa métodos mais otimizados e veja como obter resultados mais assertivos.
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A era digital mudou completamente nossos hábitos e maneiras de interação, tudo está mais conectado. Hoje não precisamos esperar meses por uma carta ou não ter notícias de nossos familiares que estão em uma viagem, apenas mandamos uma mensagem através de nossos smartphones ou realizamos vídeo chamadas para saber se está tudo bem. Isso não muda com as empresas, a cada dia percebemos que, em canais de comunicação, as pessoas estão tão perto de nós mesmo estando a quilômetros de distância ou até mesmo do outro lado do mundo.

Assim como a Revolução Industrial transformou a vida do mundo trocando completamente as atividades artesanais para uma produção rápida com larga escala de produção e agilidade, hoje nos deparamos com a mesma situação mas de uma forma mais automática e otimizada, partindo da tecnologia que nos permite focar a atenção total em outros tópicos como inovação e aprimoramento. A maturidade digital está diretamente ligada a esse contexto; a capacidade de utilizar a tecnologia já existente, adaptando para novos métodos que possam ser usados a favor de algo.

Uma empresa tecnologicamente consolidada apresenta facilidade em se reinventar, quebrar culturas e se atualizar constantemente buscando sempre alcançar seus clientes e o melhor para eles. Além disso, participa de projetos de desenvolvimento de tecnologias inovadoras tanto para o mercado quanto para que a própria empresa tenha vantagem sobre o conhecimento adquirido.

Mas como eu faço para ter presença digital?

Hoje, ter uma presença digital constante é fundamental para todo negócio que deseja crescer tanto econômico como visualmente, independente do ramo de atuação. Ou seja, quanto maior e melhor estruturada a maturidade digital de uma empresa, ela possuirá melhores oportunidades de se posicionar com autoridade em seu segmento, podendo assim atrair seu público e alcançar conversões mais assertivas.

Um estudo realizado pelo Google e Boston Consulting Group mediu o nível de maturidade em marketing data-driven de algumas das maiores empresas brasileiras. Você pode conferir o estudo completo clicando aqui. Logo de cara eles comentam que tratar os dados com carinho pode aumentar seus lucros em até 20%. Isso é incrível! Como podemos, a partir de números, conseguir avaliar e chegar a uma conclusão plausível de qual caminho devemos seguir? A resposta está na entrega de valor e possibilidade de mensurar isso. Explicaremos melhor a seguir.

Em primeiro lugar o mais importante é saber de onde partir. Assim como em um estudo de mercado, que analisa minuciosamente aspectos internos e externos da empresa e dos concorrentes para identificar possíveis oportunidades de melhora e aprimoramentos futuros, a pesquisa de maturidade digital visa exatamente essa parte de identificação e aperfeiçoamento da empresa, buscando valor para o cliente e para a marca.

Confira abaixo algumas características que uma organização com maturidade digital costuma apresentar:

Dica: Avalie dando estrelas para cada posição que a empresa já desempenha.

  • Ações de grande ou pequena escala são guiadas por pesquisas e métricas;
  • Levantamento de dados através de estudos;
  • Automação de tarefas rotineiras;
  • Utilização de metodologias ágeis nas equipes/setores;
  • Canais de comunicação com os clientes;
  • Atendimento personalizado;
  • Conhecimento das ferramentas de inteligência digital;
  • Quebra constante de cultura;
  • Inovação e busca por novos formatos;
  • Mensuração estratégica de resultados.

Como ficou sua análise rápida da maturidade digital de sua empresa?

Vamos às pontuações:

  1. Marquei menos que três itens. Isso quer dizer que sua empresa ainda não está madura o suficiente. Mas não desanime, com um ótimo estudo de maturidade digital é possível identificar os pontos certos para que sua empresa floresça no mundo digital.
  2. Marquei até 6 itens. Quer dizer que, mesmo o caminho ainda sendo longo, sua empresa está na direção certa. Continue aprimorando suas formas de lidar com sua empresa. Assim, você poderá colher cada vez mais os frutos que a maturidade digital proporciona.
  3. Marquei todos os itens. Parabéns, sua empresa está em um ótimo caminho. Continue cuidando dela pois você chegará longe!

Níveis de maturidade digital

Descubra o nível da sua empresa

Em uma análise realizada pela IDC (International Data Corporation), empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo de tecnologia, chegou-se à conclusão de que existem cinco níveis de maturidade digital que uma empresa pode atingir. Confira abaixo e diagnostique seu negócio.

Nível 1

Empresas que estão no nível 1 são aquelas que ainda não iniciaram sua jornada rumo à transformação digital. Algumas das características mais comuns em empresas neste nível são:

  1. Mudanças de pequeno porte;
  2. Processos lentos e burocráticos;
  3. Utilização de métodos antigos e ultrapassados;

A tecnologia aqui é utilizada apenas em pequenos pontos como a utilização de máquinas de cartão para facilitar a mão de obra. O restante das atividades que poderiam ser flexibilizadas e automatizadas continuam estagnadas nos processos do passado.

Nível 2

Empresas em nível 2 são aquelas que já iniciaram seu processo de adaptação à transformação digital e estão dando seus primeiros pequenos passos rumo ao mundo digital. Algumas das características mais comuns em empresas neste nível são:

  1. Automação em processos físicos de pequeno impacto;
  2. Processos de digitalização de formatos físicos;
  3. Utilização de service cloud.

Neste caso, após realizarem a otimização de processos internos, o terceiro nível de maturidade digital já poderá ser considerado e a empresa já estará pronta para passar do estado morno para se atualizando.

Nível 3

Empresas em nível 3 já estão um pouco mais avançadas que as anteriores. Pois possuem maturidade digital e praticam boa parte dos processos virtuais. Algumas das características mais comuns em empresas neste nível são:

  1. Documentos físicos digitalizados;
  2. Investimento em novas tecnologias para encurtar processos fáceis e complexos;
  3. Nível intermediário de automação

Entretanto, empresas em nível 3 ainda não integraram todos os seus dados e nem mesmo utilizam como principal métodos na tomada de decisão. Na maioria dos casos essas empresas sentem a necessidade de avançarem para os próximos níveis para se equiparem de forma mais profissional e otimizada.

Nível 4

Empresas em nível 4 já são empresas consideradas digitais. Os negócios dessas empresas são baseados em meios digitais e estão em busca de inovação para novas tecnologias. Um grande exemplo de empresas em 4º nível são startups voltadas à tecnologia e empresas de aplicativos. Algumas das características mais comuns em empresas neste nível são:

  1. Utilização de metodologias ágeis dentro de grupos de trabalho;
  2. Automação de processos;
  3. Atendimento ao cliente personalizado;

Ainda que tais organizações utilizem tecnologias na maioria dos processos diários, elas ainda não são players desenvolvidos no mercado de transformação digital e não são grandes influenciadores para outras empresas.

Nível 5

Empresas em nível 5 são aquelas que além de se beneficiarem da tecnologia, são líderes na área de inovação e transformação digital. Alguns exemplos de empresas deste porte são Google, Microsoft, Apple e IBM. Algumas das características mais comuns em empresas neste nível são:

  1. Busca diária por inovação tanto interna quanto externa;
  2. Quebra de cultura e reinvenção;
  3. Mensuração e coleta de dados para desenvolvimento de novas tecnologias.

O ponto em comum entre todas essas empresas é a produção de inovações, cada uma à sua maneira de contribuir tanto para outros setores e organizações quanto para si própria.

Como alcançar a maturidade em meu negócio?

Agora que você é conhecedor da importância e dos conceitos aplicados à maturidade digital, você já pode aplicá-lo à sua empresa. Entenda agora os caminhos corretos a percorrer para ter sucesso nessa nova jornada digital em seu negócio.

O passo a passo abaixo irá ajudá-lo a se orientar em como proceder na análise de maturidade digital e avaliar quais são seus pontos fortes e fracos que exigem melhoria. Vamos nessa!

  1. Entenda a curva de aprendizado

Considerando como parte de seu plano de ação, é necessário considerar o aprendizado referente aos novos processos digitais.

Para que a maturidade digital de seu negócio inicie-se de forma correta e que seja eficaz, considere a curva de aprendizado referente aos processos já validados pelo mercado e os que ainda estão em testes. E claro, sempre contando com o tamanho da sua empresa que pode requerer um maior tempo, investimento e esforço. A partir do momento que esses processos passarem a fazer parte da rotina de sua empresa e você conseguir aprimorar ainda mais seus resultados, logo poderá enxergar a evolução da maturidade digital.

  1. Observe a cultura da sua organização

Você se lembra das empresas de 5º nível? Esse tipo de empresa é aquela com uma cultura voltada para tecnologia e inovação. Dentro dos departamentos temos times engajados em encontrar soluções e melhores maneiras de servir clientes e até mesmo o próprio time, desde o estagiário ao CEO.

Na hora de classificar sua empresa, fique de olho na cultura da organização. Dê nota a cada departamentos apontando melhorias internas e externas. Você pode utilizar o método dos níveis de maturidade digital para as avaliações. Assim, você terá um controle melhor e mais amplo do que pode ser melhorado.

  1. Inicie uma integração de processos

Você que está lendo este artigo já deve estar cansado de saber que a transformação digital veio para nos ajudar a otimizar processos, desde os mais simples aos mais complexos. Além da ligação com otimização de processos contamos também com a facilitação em coleta de dados e diagnósticos detalhados sobre diversos assuntos que nos nortearão nas tomadas de decisões estratégicas.

Um dos maiores sinais que sua empresa está no caminho certo nesta jornada da maturidade digital é a utilização de dados estratégicos para tomar decisões baseadas em fatos.

  1. Fique de olho em novas tendências

Pense comigo agora, de que vale ser conhecedor de recursos digitais variados e implementar em sua rotina de trabalho? Vale muito a pena, certo? A resposta é com certeza, mas…

Não basta saber recursos digitais, é importante também estar a frente de outros players, buscando e pesquisando novas tendências de mercado, sempre com uma visão mais estratégica e analítica. Assim, você poderá não apenas implementar novas ferramentas e métodos como também aproveitar melhor seus benefícios externamente.

  1. Pense com carinho na experiência de seus clientes

Empresas em alto nível de maturidade digital sabem que o cliente é a prioridade. Por isso, elas procuram fazer o possível para centralizá-lo em todos os processos, desde que eles sejam apenas projetos internos, negócios que apenas suprem uma necessidade, mas não têm esse foco no cliente. Portanto, estes receberão uma nota mínima, enquanto aquelas que cultivam fiéis consumidores a máxima.


Hoje contamos para vocês um pouco sobre a maturidade digital e sua importância. Além disso também apresentamos os graus e algumas características que esses níveis possuem. Você conseguiu descobrir qual o nível de sua empresa?

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